quarta-feira, 17 de junho de 2009

``NA MINHA ANSIEDADE CLAMO AO SENHOR``


Entre as enfermidades do espírito, que mais nos assediam, estão a ansiedade e obsessão. Menciono estas duas porque, na maior parte do tempo, elas são como os dois lados duma mesma moeda : as nossas obsessões são a desventurada expressão das nossas ansiedades.
Eis aqui algumas enfermidades comuns:
Ficamos ansiosos por obter posses, e obcecados por adquiri-las.
Parece que nunca temos o suficiente, então continuamos a comprar e a acumular coisas. Temos de admitir que queremos viver tão bem quanto o possível e nos preocupamos com a bolsa de valores.
Às vezes chamamos a isto "materialismo" sendo que na verdade isto não passa de "consumismo". Quando nos sentimos mal, anima-nos comprando alguma coisa, quando nos sentimos bem, comemoramos comprando alguma coisa. E para isto, podemos estar certos de que a nossa cultura oferece-nos o máximo de encorajamento.
Ficamos ansiosos acerca da nossa posição e obcecados pela nossa imagem.
Preocupamo-nos com o que os outros pensam de nós, e o que pensam ou possam pensar motiva, em grande parte, o que fazemos.Uma vez ou outra, todos nós já perguntamos:"O que é que o vizinho vai pensar"? ou "O que é que os membros da igreja vão pensar"?
Até certo ponto, é claro, isto é saudável, pois a preocupação com a nossa imagem estimula o bom comportamento que poderia ocorrer noutras circunstâncias.
Muitas pessoas têm uma consciência exagerada acerca da sua imagem, e isto é nocivo. Em grande parte, a nossa desonestidade diária é motivada pelo desejo de proteger uma imagem.
Pare e aprecie a realidade que Deus criou
, disfrute do dom da existência e do facto de sermos seres humanos - parte duma família de parentes, amigos e companheiros, pertencentes a uma comunidade de fé. Você e eu somos ser humanos, criados à imagem de Deus, é tempo de pensar que o significado da nossa vida não depende de quanto conseguimos realizar ou adquirir , ou produzir, nem da maneira como desempenhamos o papel de professores, mulheres ou mães.
Este é o tempo para reafirmar os valores que determinam a qualidade moral da nossa vida; tempo para agradecer a Deus todos os presentes que Ele nos dá. Valorizar as bençãos que já recebemos na nossa vida.
Acredito que agora é um tempo não para "fazer" mas para "ser", um tempo para relembrar-mos que não somos só fazedores humanos mas seres humanos. Disfrute das bençãos de Deus, aprecie a realidade que Ele criou, para se descobrir por experiência, a sua beleza, variedade, a sua delicadeza e o seu poder.
Viva em comunhão com o seu próximo, pois essa vivência tem um poder tremendamente curativo para nós e para os outros. Por vezes penso que esta é a grande oportunidade para mudar a nossa vida. Baseando-me sempre no manual do fabricante: a Bíblia. Deus diz em Eclesíastes 3:1 `` Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. ``
Recebam um abraço em Cristo.

Sem comentários: