domingo, 22 de novembro de 2009

AS MULTIFORMES MANEIRAS DE DEUS FALAR


" A VÓS OUTROS, Ó HOMENS, CLAMO; E A MINHA VOZ SE DIRIGE AOS FILHOS DOS HOMENS. " PROVÉRBIOS 8:4

" SAMUEL, SAMUEL! ESTE RESPONDEU: FALA, PORQUE O TEU SERVO OUVE ". I SAMUEL 3:10

Deus tem o seu próprio modo de falar às pessoas, mas é necessário conhecer primeiro esse modo. Essa foi a experiência do garoto Samuel, quando ouviu o seu nome ser chamado no templo. Era Deus quem o chamava. Mas, Deus nem sempre fala do mesmo modo. Algumas vezes Ele pode ser brando e gentil, outras pode falar veementemente, até imperiosamente.

Enfim, se as pessoas se recusarem a ouvir Ele pára de falar e age. Deus frequentemente usa os outros para falar aos seus semelhantes. Hoje, são os evangelistas, os quais como o apóstolo Paulo, podem dizer:" De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse, por nosso intermédio ". " Em nome de Cristo, pois rogamos que vos reconcilieis com Deus ". II Coríntios 5:20.
Este é um apelo que deve ser considerado.
Deus deve receber uma resposta com a confissão de culpa que Ele espera. Deus, também fala por meio da sua Palavra, a Bíblia. Ela se expressa, tanto de modo brando como sério. Lendo-a, percebemos a urgência. " Deus (...) agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda a parte, se arrependam ". Actos 17:30 Este mandamento de Deus, não pode ser tratado superficialmente, mas deve ser considerado com muita atenção. Deus ainda pode falar por meio das vicissitudes da vida, se Suas mensagens, quer por mensageiros, quer pela Bíblia, forem neglicenciadas.
E se todas essas medidas forem inúteis, Ele não fala mais, mas permite, que as pessoas sigam seus próprios caminhos. Que ninguém pense, que, com essa atitude está tudo acabado com Deus.
É bom saber que o silêncio de Deus significa juízo.

Sem comentários: