Achei por bem, escrever este tema para os visitantes mais estudiosos da Palavra de Deus, e glória a Deus por isso, e eis o Seu maravilhoso Plano : A promessa do Salvador foi dada depois da queda do homem, e os sacrifícios prefiguravam a morte de Cristo. Deus preparou um povo especial e organizou a Nação de Israel. Amou, dirigiu e cuidou do Seu povo, porque tinha em mente algo de grandioso para eles. O rito da circuncisão, converteu-se num símbolo da sua promessa de serem sinceros e obedientes seguidores de Deus. Por isso, Deus fez um pacto com eles - um acordo, concerto ou aliança.
O Antigo Pacto:
A parte de Deus:
- - Prometeu abençoar o Seu povo.
- - Dar-lhes a terra de Canaã.
- - Revelar-lhes a Sua vontade.
- - Enviar-lhes o Messias. Usá-los para darem a conhecer Cristo ao mundo.( Deut.11:22-27; 4:13; Gen. 12:13; e Exôdo 36:40 ).
O povo devia obedecer e cooperar com Deus em todos os Seus requisitos. Isso conseguir-se-ia através do poder e graça de Deus nas suas vidas ( Exôdo 19:4-6 e Deuteronómio 4:13, 36-40 )
Quando foi feito esse Pacto?
- - Foi total e completamente efectuado pela 1ª vez com Abraão e os seus descendentes ( Gênesis 12:1-3 ).
- Por sacrifícios de sangue ( Exôdo 24:5-8 ).
- Ao rejeitar e crucificar Jesus, o povo de Israel renunciou o pacto e foi rejeitado como povo eleito ( Mateus 21:43 )
- O antigo pacto destinava-se a permitir aos que estavam sujeitos às suas estipulações que aceitassem os privilégios e responsabilidades do novo e eterno pacto. Mas o que é trágico é que ainda esperam o Messias e não viram nem aceitaram o sacrifício redentor do Filho de Deus.
A parte de Deus:
- - Prometeu abençoar o Seu povo
- - Escreveria a Sua Lei nas suas mentes e corações.
- - Seria o Seu Deus.
- - Nós seriamos o Seu povo ( Hebreus 8:8-10 )
- Ser obedientes a todos os requisitos de Deus. Através de Cristo e da nossa estreita relação com Ele - não pelos nossos esforços, mas pela nossa dependência de Cristo na Sua força. (Romanos 9:31, Filipenses 4:13 - 3:9 e Apocalipse 12:14 ).
- Quando Jesus foi crucificado Deus transferiu os privilégios e responsabilidades do pacto, para o Seu novo povo, a Igreja Cristã.
- Com o Sangue de Jesus ao morrer na Cruz ( Lucas 22:20 e Hebreus 9:14-15 ).
- A diferença principal é que o " antigo pacto " foi feito com Israel como nação, mas o " novo pacto " faz-se individualmente com cada crente em Cristo Jesus.
Ámen
Sem comentários:
Enviar um comentário