terça-feira, 20 de outubro de 2009

" ARREPENDIMENTO "


" ARREPENDEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO " Marcos 1:15

O que o arrependimento implica pode não ser claro a todos. Mas afinal o que a Bíblia quer dizer com " ARREPENDIMENTO "?


Arrependimento no sentido bíblico não é o cumprimento de penitências impostas, nem é uma mera experiência emocional.
O verdadeiro arrependimento implica o reconhecimento do erro, reconhecimento esse que é uma decisão do coração e acto da verdade.
Arrependimento não é simplesmente uma mudança de posição nos vários assuntos que têm a ver com a fé. O versículo acima mencionado, deixa isso perfeitamente claro.
Tão pouco significa, meramente o reconhecimento que alguém faz de algum erro.
Quando Pedro pregou á multidão em Atos 2, dizem as Escrituras que" compungiu-se-lhes o coração "confirmando em Atos2:37-38. Apesar disso Pedro lhes admoestou a se arrependerem.
Caros amigos, arrependimento vai bem além da tristeza pelos pecados cometidos
, " porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar ".II Coríntios 7:10
Por conseguinte, o arrependimento não é sinónimo, de conversão, pois Pedro disse aos judeus " Arrependei-vos (...) e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados " Atos 3:19


Amados, arrependimento é uma completa mudança de mente e atitude que se torna evidente na alteração do estilo de vida de uma pessoa
- seus pecados, sua obstinação e toda a sua natureza foram condenados. A Bíblia mostra que isso é algo concedido por Deus (Atos 11:18 e II Timóteo 2:25), mediante a ressurreição e ascenção de Cristo Atos 5:31.
Arrependimento é um processo frutifero, pois há " frutos dignos de arrependimento " ( Mateus 3:8 )
, e seu fim é " Vida " ( Atos 11:18 ) e " Salvação " ( II Coríntios 7:10 ).
O cerne da questão, é uma decisão genuína da nossa vontade; voltar para Deus e julgar o pecado em nós.
Nada melhor para exemplificar, a este respeito, do que lermos a parábola do filho pródigo em Lucas 15:11-24.
Quando aquele jovem estava guardando porcos, reconheceu onde tinha errado. Então decidiu voltar para o seu pai e confessar o seu pecado, diante dele. E levou avante a sua decisão.

Esta é uma das ilustrações mais apropriada, a meu ver do que significa "O ARREPENDIMENTO".

Sem comentários: