quarta-feira, 7 de outubro de 2009

AINDA HÁ GRAÇA


" O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se ". Lucas 4:18-20.

O Senhor Jesus Cristo leu estas palavras da profecia de Isaías em voz alta na sinagoga da cidade onde fora criado, Nazaré.

A observação do evangelista que se segue não é sem significado: deixa claro que o Senhor Jesus terminou a citação de Isaías precisamente neste ponto. O que há de tão importante acerca disso?
Bem, no livro de Isaías, o texto tem continuação: " e o dia da vingança do nosso Deus ", Isaías 61:2. Mas o Senhor Jesus não havia sido enviado para introduzir o dia da vingança nem para anunciá-lo como iminente. Que esse dia virá posteriormente, vê-se claramente no livro de Apocalipse.
O milagre da graça consiste no facto de que o Senhor, primeiro proclamou só as boas novas, " o ano aceitável do Senhor ".

Este é o tempo em que Deus recebe de boa vontade, os pecadores perdidos com base na obra da redenção, realizada na Cruz do Calvário. Graças á paciência e á misericórdia e graça de Deus, esse " ANO " tem-se estendido até hoje.
Todos quantos obedecem ao chamado do Senhor, podem ser preservados do " dia da vingança ".
Todo aquele que está preso aos grilhões do pecado ainda pode ser livre. Todo o que está cego á sua verdadeira condição, ainda pode receber visão. E todo aquele que está encurvado pelo peso dos seus pecados, ainda pode ter a consciência aliviada.
Porém a oferta divina não é irrestrita.
A Palavra de Deus diz:
" Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração ". Hebreus 4:7.

Sem comentários: